segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Finalização

Viajar pela História, saber o por quê de inúmeras coisas... Não há o que pague ter conhecimento.
Finalizando sem rodeios esse blog, contamos que foi uma experiência muito boa aprender e descobrir coisas novas...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008


A eleição presidencial de 2008 nos Estados Unidos da América foi realizada em 4 de novembro foi a 56ª eleição presidencial quadrienal no país, e permitiu eleger o Presidente e Vice-presidente. Os dois concorrentes principais foram Barack Obama (senador pelo Illinois, apoiado pelo Partido Democrata) e John McCain (senador pelo Arizona, apoiado pelo Partido Republicano). O presidente-eleito foi Barack Obama, que venceu com maioria do Colégio Eleitoral e também do voto popular. Em 20 de Janeiro de 2009 tomará posse como 44º presidente do país.

O processo eleitoral

O processo eleitoral consiste na escolha de membros para o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, e o candidato que tiver mais votos no Colégio Eleitoral (pelo menos 270 votos) é o escolhido como presidente dos Estados Unidos. Se nenhum candidato receber a maioria dos votos no Colégio Eleitoral, o presidente-eleito é escolhido numa votação da Câmara de Representantes dos Estados Unidos da América.

Tal como na eleição de 2004, o número de eleitores do Colégio Eleitoral em cada estado americano é parcialmente baseado no censo do ano 2000

EXPANSÃO PARA O OESTE!


Fatores da Expansão

Vários fatores são colocados para explicar essa expansão, vejamos a seguir. A imigração nesse período foi muito intensa, vinda principalmente da Alemanha, Irlanda e Inglaterra, sendo que os motivos para esse deslocamento está ligado a dificuldades financeiras pelas quais a população européias passava, os camponeses eram expulsos da terra devido à concentração fundiária e os artesãos não conseguiam empregos devido à mecanização industrial nas cidades. No início do século XIX a população norte-americana passava a contar com cerca de sete milhões de habitantes. Esse crescimento demográfico e a pequena área do país contribuíram para que se pretendesse ocupar terras a Oeste, em razão da necessidade de aumentar a produção agrícola e a área destinada aos rebanhos. A partir da segunda metade do século XIX a pecuária chegou a ocupar um quarto do território americano, em terras que se estendiam do Texas ao Canadá. A descoberta de ouro na Califórnia, em 1848, estimulou uma corrida em busca de "riqueza fácil", incentivando o deslocamento populacional. Além disso, a construção de ferrovias, iniciada em 1829, barateava o transporte. Em fins do século XIX a quantidade de quilômetros de linhas férreas nos Estados Unidos era maior que a soma de todos os países europeus. Em 1890, a ferrovia ligava a Costa do Atlântico ao Pacífico. a expansão para o Oeste foi justificada pela doutrina do "Destino Manifesto", que pregava serem os norte-americanos destinados por Deus a conquistar e ocupar os territórios situados entre o Atlântico e o Pacífico. Em 1820, a expansão norte-americana ganha um conteúdo politizado com a Doutrina Monroe, que inicialmente colocou-se como defensora das recém-independentes nações latino-americanas ao pronunciar "a América para os americanos", mas conforme os interesses territoriais dos Estados Unidos foram ampliando-se em direção ao Oeste e ao Sul, a Doutrina seria mais bem definida pela frase "a América para os norte-americanos".

mapas dos EUA(antigo e atual)!!!


COMUNISMO E SINDICALISMO!!!



Comunismo: Esta concepção política, encontrou na formulação que lhe foi dada por Karl Marx (1818-1883) e Lenine a sua mais difundida expressão, tendo novas organizações sociais em muitos países, como a antiga União Soviética (1917-1991), China ou Cuba. Parte da convicção que a causa dos problemas sociais estão na propriedade privada e na sua acumulação. Numa primeira, a propriedade privada é nacionalizada (adquirida pelo Estado) sendo o Estado gerido por um Partido político que se encarrega de distribuir de forma igualitária a riqueza gerada por todos. Na última fase, o Estado seria abolido, sendo o poder entregue ao povo.

SindicalismoO Sindicalismo surgiu paralelamente ao capitalismo, pouco tempo depois se espalhou pelo mundo. O objetivo principal do sindicalismo é a melhora das condições de vida da classe operária. Porém, o papel dos sindicalistas difere do dos operários, já que eles não trabalham nas fábricas e nem são ameaçados pelo desemprego. Eles são como um advogado, pois estão ali para defender os interesses dos trabalhadores. Essa condição de mediadores fez com que eles conhecessem tanto o lado capitalista quanto o lado operário. No Brasil o sindicalismo surgiu no final do século XIX. Os operários imigrantes que trabalhavam em diversas fábricas estavam insatisfeitos com suas condições de trabalho e então começaram a se unir para questionar e lutar pelos seus direitos, formando os primeiros sindicatos no país. No final da década de 70 e no decorrer da década seguinte, o sindicalismo viveu seu auge, pois o Brasil estava num momento importante: saindo do regime militar para o democrático. O “novo sindicalismo” - como foi denominado - tinha como uma de suas características principais uma atuação reivindicatória, ao invés de apenas prestar assistência. Com a chegada da década de 90 vieram muitas mudanças (políticas, sociais, econômicas e até mesmo tecnológicas) todas estas mudanças – incluindo os avanços da Globalização - levaram o sindicato a enfrentar uma crise, pois estava ficando difícil lidar com todas as inovações. Como conseqüência houve uma redução das greves e uma queda da taxa de sindicalização. Hoje, mesmo com todos estes avanços e inovações, o sindicalismo continua na luta por melhores condições de trabalho para tentar proporcionar ao trabalhador uma vida mais digna.:


Século XVIII – trabalhadores X burgueses – CONTEXTO HISTÓRICO
-Exploração -Salários Baixos -Ausência de direitos trabalhistas -Greves e quebra de máquinas

Socialismo : uma esperança de revolução – século XIX

- Karl Marx e Friedrich Engels : elaboradores da doutrina comunista

-Ataques ao capitalismo : explorador, injusto

- Solução: revolução socialista levaria a: sociedade justa e igualitária / fábricas controladas pelos operários e terras pelos camponeses

O Anarquismo
-defendia : fim do capitalismo
- organização comunitária e sem governo
- criticavam: polícia, prisões, escolas, partidos políticos e casamento - liberdade total

comentário do filme!!!

O FILME É MUITO BOM, ELE FALA DE UM HOMEM QUE LUTA PARA VINGAR-SE DE TODOS OS QUE LHE FIZERAM O MAL, É MUITO INTERESSANTE COMO ELE SE VINGA DAS PESSOAS.



Link do video:
http://br.youtube.com/watch?v=0ibsr5sTwfU

quarta-feira, 12 de novembro de 2008



V de Vingança
Em uma Inglaterra totalitária, uma jovem é salva por um homem mascarado, que lidera uma revolução para trazer justiça e liberdade ao país. Com Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, John Hurt e Stephen Fry.


Ficha TécnicaTítulo Original:

Título Original: V for Vendetta Gênero: Ficção CientíficaTempo de Duração: 132 minutos Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2006Site Oficial: http://www.vdevinganca.com.br/Estúdio: Warner Bros. / Silver Pictures / Anarchos Productions Inc. / Virtual StudiosDistribuição: Warner Bros. Direção: James McTeigue Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, baseado nos personagens criados por David Lloyd e Alan Moore Produção: Grant Hill, Joel Silver, Andy Wachowski e Larry Wachowski Música: Dario Marianelli Fotografia: Adrian Biddle Desenho de Produção: Owen Paterson Direção de Arte: Marco Bittner Rosser, Stephan O. Gessler, Sarah Horton e Sebastian T. Krawinkel Figurino: Sammy Sheldon Edição: Martin Walsh Efeitos Especiais: Baseblack / Cinesite Ltd. / Double Negative

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!!!




Foi a maior mudança tecnológica nas industrias que causou um grande choque nos níveis econômicos e sócias. Momento que marca a evolução tecnológica.Teve inicio na Grã-Bretanha no século XVIII. Mas se expandiu no século XIV .A tecnologia foi ganhando espaço na agricultura causando um grande número de artesões desempregados pois antes da revolução industrial a mão de obra artesanal era a mais utilizada e as máquinas estavam fazendo melhor e mais rápido. Houve mudança na sociedade, economia e na cultura. Com influência desses fatos o capitalismo tornou-se o sistema econômico em vigor, combinando o liberalismo econômico e tendo muitas invenções inclusive a mais importe foi a maquina a vapor.Muitos artesões deixaram de trabalhar por conta própria para servir patrões.Os países que seguiam catolicismo foram um dos últimos a incluir a revolução industrial já os países protestantes era os mais avançados tecnologicamente.De acordo com Karl Marx os movimentos que acompanham a revolução industrial são:- A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.- A revolução iniciada na Grã-Bretanha integrou a revolução burguesa.- A rainha Vitoria ocupou o reino Britânico denominando a era vitoriana. Nesse momento ouve uma grande disputa entre as potencias industrializadas causando diversos conflitos que mais tarde contribuíram para a primeira guerra mundial.Por que a revolução industrial teve inicio na Grã-Bretanha?- A Grã-Bretanha tinha uma política econômica liberal.- Depois da revolução inglesa a Grã-Bretanha teve um enriquecimento e estabilidade maior para investir e ampliar os lucros tendo uma melhor oportunidades de financiar a revolução.- Firmou vários acordos comerciais, um deles o tratado de Methuen que por meio do qual taxar preferenciais para os produtos do mercado Português.-a Grã-Bretanha possuía uma riqueza de reserva de carvão mineral e ferro principais matérias utilizada na época.-depois da lei de cerca mento de terra a mão-de-obra ficou abundante pois os trabalhadores rurais foram para as cidades.

surgimento de uma nova classe:A BURGUESIA!!!!


O termo Burgo remonta à Idade Média, em que era o nome dado a cidades que eram protegidas por fortalezas. Dessa palavra procede o adjetivo "burguês", também usado como substantivo e que designava o habitante do burgo.
No entanto, os burgueses eram pobres e não sonhavam com enriquecer-se nem, muito menos, com tomar o poder. Desprezados pelos nobres e pelos artesãos, estes burgueses eram herdeiros da classe medieval dos vilões e, por falta de alternativas, dedicaram-se ao
comércio, que, alguns séculos mais tarde, serviria de baseCom a aparição da doutrina marxista, a partir do século XIX, a burguesia passou a ser identificada como a classe dominante do modo de produção capitalista e, como tal, lhe foram atribuídos os méritos do progresso tecnológico, mas foi também responsabilizada pelos males da sociedade contemporânea. Os marxistas cunharam também o conceito de "pequena burguesia", que foi como chamaram o setor das camadas médias da sociedade atual, regido por valores e aspirações da burguesia. para o surgimentAscensão da Burguesia
Na
alta Idade Média, quando as cidades começaram a se formar e crescer, artesões e comerciantes começaram a emergir como uma força econômica. Eles formaram as guildas, que eram associações e companhias que tinham o objetivo de promover o comércio e seus próprios interesses. Essas pessoas eram os burgueses originais. Na baixa Idade Média, aliaram-se com os reis para enfraquecer o sistema feudal, transformando-se gradualmente na classe governante de nação-estados industrializadas.
No
século XVII e XVIII, essa classe de forma geral apoiou a revolução americana e a revolução francesa fazendo cair as leis e os privilégios da ordem feudal absolutista, limpando o caminho para a rápida expansão do comércio. Os conceitos tais como liberdades pessoais, direitos religiosos e civis, e livre comércio todos derivam-se das filosofias burguesas. Com a expansão do comércio e da economia de mercado, o poder e a influência da burguesia cresceu. Em todos os países industrializados, a aristocracia perdeu gradualmente o poder ou foi expurgada por revoltas burguesas, passando a burguesia para o topo da hieraquia social. Com os avanços da indústria, surgiu uma classe mais baixa inteiramente nova, o proletariado ou classe trabalhadora.o do capitalismo.
COMENTÁRIO:
A burguesia começou a sentir-se forte e achou-se no direito de disputar com a nobreza a direção política, pois o dinheiro deles financiavam diversos projetos soberanos que centralizavam o poder. Lá em Portugal os burgueses estiveram presentes na Revolução de Avis. Essa revolução foi uma guerra entre nobres, que dizer, nobres que desejavam que Portugal se unisse com a Espanha e nobres que queriam de Portugal um reino autônomo. Os vencedores desta batalha foram os nobres que defendiam Portugal independente e que teve o apoio das cidades comerciais. A burguesia vencedora levou D. João I, Mestre de Avis, ao trono. A riqueza deste cidadão ofereceu condições para a realização das Grandes Navegações e as conquistas que se iniciaram com a tomada de Ceuta por volta de 1415. Além dessas grandes mudanças, a Igreja sofreu um duro golpe com a queda do Teocentrismo (Deus como o centro de todas as coisas) para o Antropocentrismo. O homem passa a ser o centro do universo. Em parte, essa mudança se deu graças as Grandes Navegações, que revelaram ao homem que existia um mundo bem maior do que aquele que eles conheciam.

A ERA MODERNA E O QUE ESTUDAMOS SOBRE O RENASCIMENTO A REVOLUÇÃO FRANCESA!!!


A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 1789.
Entretanto, apesar de a queda de Constantinopla ser o evento mais aceito, não é o único. Tem sido propostas outras datas para o início deste período, como a
Conquista de Ceuta pelos portugueses em 1415, a viagem de Cristóvão Colombo ao continente americano em 1492 ou a viagem à Índia de Vasco da Gama em 1497.
Algumas correntes historiográficas anglo-saxónicas preferem trabalhar com o conceito de "Tempos Modernos", entendido como um período não acabado, introduzindo nele subdivisões entre Early Modern Times (mais antiga) e Later Modern Times (mais recente), ou então procedem a uma divisão entre sociedades pré-industriais e sociedades industriais. A noção de "Idade Moderna" tende a ser desvalorizada pela historiografia
marxista, que prolonga a Idade Média até ao advento das Revoluções Liberais e ao fim do regime senhorial na Europa, devido a ampla ação das Cruzadas, que expandiram o comércio na Europa.

RENASCIMENTO E A REVOLUÇÃO FRANCESA...


Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Características gerais: * Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana ....

REVOLUÇÃO FRANCESA........

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.No mês de agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

O QUE É HISTORIA O GRUPO!!!!!!


A história para o nosso grupo é tudo o que está relacionado ás presença, ás atividades, as maneiras de ser das pessoas. Também é dado outro sentido: História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. O estudo da história pode servir a diferentes finalidades, que variam conforme o ponto de vista. Historiador é a pessoa que interpreta os fatos históricos ou experiências humanas com ajuda dos registros deixados de um povo. Em história há tempos de curta,média e longa duração. Curta duração é aquele que passa imediatamente. Média duração é um fato no nosso tempo. E loga duração é aquele que ocorreu há muito tempo atrás, como a ´Pré Hitória´.

APRESENTAÇÃO DO BLOG!!!!!


O NOSSO BLOG É ASSIM, ELE TEM MUITA COISA BOA, NELE VAMOS FALAR DE TUDO QUE ACONTEÇEU ALGUNS TEMPOS ATRÁS, DO NOSSO PASSADO, FAMOS FALAR TAMBÉM DA ERA MODERNA, DO QUE ESTUDAMOS DESDE RENASCIMENTO ATÉ REVOLUÇÃO FRANCESA, SOBRE A BURGUESIA, DE UM FILME MUITO BOM QUE É O V DE VINGANÇA E OUTRAS COISAS INTERESSANTES.....VAMOS NESSA.....